A gravidez é um período de muitas transformações no corpo da mulher, e alguns problemas de saúde podem surgir nesse período, como a hipertensão gestacional e a pré-eclâmpsia. Ambas são caracterizadas pelo aumento da pressão arterial durante a gestação e geralmente se resolvem após o parto. Apesar de apresentarem essa semelhança e, em alguns casos, a hipertensão gestacional poder evoluir para a pré-eclâmpsia, elas são consideradas condições distintas, com particularidades importantes.

Por exemplo, gestações múltiplas e o diabetes mellitus são fatores de risco mais significativos para a pré-eclâmpsia do que para a hipertensão gestacional. A probabilidade de recorrência também difere: mulheres que tiveram hipertensão gestacional em uma gravidez têm uma chance maior de desenvolvê-la novamente em futuras gestações, em comparação com aquelas que tiveram pré-eclâmpsia.

Exames de ultrassom com Doppler que avaliam a dinâmica e a função dos vasos sanguíneos do útero e da placenta costumam apresentar resultados normais em casos de hipertensão gestacional, enquanto são frequentemente anormais em pacientes com pré-eclâmpsia.

É fundamental que as gestantes realizem o acompanhamento pré-natal de forma regular e sigam as orientações médicas. O monitoramento da pressão arterial, a realização dos exames de ultrassom no tempo e frequência recomendados, e a identificação precoce de alterações são cruciais para garantir uma gestação mais segura para a mãe e o bebê.

Os médicos ultrassonografistas da Alleviare são qualificados para realizar os seus exames da gestação, assim como o acompanhamento ultrassonográfico para monitorar problemas que porventura aconteçam. Conte com o nosso Time para cuidar da sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *